sexta-feira, 11 de junho de 2010

Brincadeiras de roda I


Brincadeiras de Roda


As brincadeira de roda são jogos nos quais as crianças, ao som de uma música, cantiga ou rima, viram, mexem-se, falam e representam.


Atirei o pau no gato


Para brincar, a turma deve ficar em roda, cantando a música abaixo, correndo e pulando. No miau,todo mundo grita e tem de dar um pulinho e cair para trás ou se agachar.


Atirei o pau no gato-to-to

Mas o ga-to-to

Não morreu-reu-reu

Dona Chica-cá

Admirou-se-se

Do berro, do berro

Que o gato deu

Miau



Ciranda, Cirandinha


Formar uma roda com as crianças e começar girando e cantando assim:


Ciranda,cirandinha

Vamos todos cirandar


Nesta parte, a roda gira ao contrário:


Vamos dar a meia volta

Volta e meia vamos dar

O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou


O próximo verso tem que ser completado com o nome de um dos companheiros, que vai para o meio da roda. Quando a música acabar, ele tem que dizer um verso.


Por isso dona.......

Faz favor de entrar na roda

Diga um verso bem bonito

Diga adeus e vá-se embora.


4 comentários:

  1. MUITO LEGAL ESTAS BRINCADEIRAS EDUCATIVAS ADOREI E MUITO BOM PARA OS ESTÁGIARIOS DE PEDAGOGIA COMO EU.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog com essas brincadiras me lembra muito minha infância =]

    ResponderExcluir
  3. Muito bom essas sugestões de brincadeiras,pois elas relembram bem as brincadeiras de nossa época e provam que são atemporais, pois continuam cativando as crianças de hoje...

    ResponderExcluir
  4. Acho muito legal, incentivar as crianças de hoje em dia a fazer essas brincadeiras, pois muitas vivem em frente de computadores e video games e acabam se esquecendo dessas bricandeiras...

    ResponderExcluir